Banco Central disponibiliza vídeos sobre consórcio

Data da postagem: 28/01/2022


Segundo o *Banco Central, o Consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento. A administradora de consórcios é a pessoa jurídica prestadora de serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos de consórcio, constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima.

Assim, o Banco Central (BC) é responsável pela normatização, autorização, supervisão e controle das atividades do sistema de consórcios, com foco na eficiência e solidez das administradoras e cumprimento da regulamentação específica. As questões inerentes às relações de consumo entre clientes e usuários das instituições financeiras e das administradoras de consórcio estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor, cabendo aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) fazer a mediação dessas questões.

As administradoras de consórcio devem remeter periodicamente ao BC informações contábeis e não-contábeis sobre as operações de consórcio.

Estão disponíveis para consulta no item *Banco de Dados informações consolidadas referentes às operações de consórcio, remetidas mensalmente pelas administradoras ao BC, e dados individualizados agrupados por Unidade da Federação, remetidos trimestralmente.​ Local onde você leitor pode conferir a confiabilidade na Unifisa. As informações sobre o sistema de consórcio não param por aqui, para que haja mais informação certas sobre a temática o Banco Central formulou uma série "#BC te Explica (Banco Central te explica)" e dedica dois vídeos exclusivamente para consórcio, importante para essa modalidade de poder de compra, já muitos possuem receio. Se você faz parte desse grupo de pessoas calma, que o BC te explica tudo

Acesse ainda hoje:

Fontes:  
  * Banco Central do Brasil