Dicas para controlar os gastos e fazer um consórcio

Data da postagem: 23/10/2017


O consórcio é uma alternativa econômica e facilitada para programar a compra de bens ou serviços sem a incidência de juros ou parcelas intermediárias. Entretanto, é preciso comprometimento e saber escolher o melhor plano, uma vez que é imprescindível manter a disciplina em todas as etapas do consórcio.

Diante de planos flexíveis e parcelas que cabem no bolso, é possível simular a compra de uma ou mais cotas de consórcios e planejar a compra do bem que sempre desejou. Para alcançar a contemplação e fazer um consórcio com tranquilidade e segurança, é preciso controlar os gastos e organizar o orçamento. Confira algumas dicas:

Gerencie as finanças
Manter uma planilha financeira pode ser útil para controlar as finanças e mantê-las em dia. Fuja das compras por impulso, uma vez que são grandes inimigas de uma vida financeira saudável. Aproveite também para anotar todo tipo de despesa e avalie se todos os gastos fixos são realmente necessários.

Defina Metas
É importante definir suas prioridades, além de metas que o encorajem a poupar todo mês. Hábitos não precisam ser limitados, mas podem ser substituídos por opções mais em conta.

Comece devagar
Quem não tem o hábito de juntar dinheiro, dificilmente conseguirá de uma hora para outra. Portanto, separe uma quantia mensal e reserve todo mês ao receber seu salário. Não precisa ser um valor alto. O importante é tornar essa atitude um hábito.

Escolha como vai guardar dinheiro
Além de definir o quanto juntar de dinheiro e estabelecer uma meta, é importante ter cuidado e saber como fazer tudo isso com segurança.
Com o sistema de consórcios é possível programar um compra, poupar com objetivo definido, pagar bem pouco por mês e ainda formar uma poupança comum para ser usada quando houver a contemplação.

Pesquise bem antes de assinar qualquer contrato. No site do Banco Central é possível encontrar diversas listas e perguntas frequentes para ajudar na escolha da administradora.

Faça uma simulação de consórcio agora mesmo com o bem desejado ou com o valor do crédito ou da parcela que deseja para conferir todas as vantagens.

Fonte: InfoMoney / Valor Econômico