Erros que devem ser evitados em um consórcio

Data da postagem: 24/07/2017


O consórcio é uma maneira prática e econômica para programar a compra de um bem sem burocracia ou incidência de juros. Entretanto, alguns cuidados precisam ser levados em consideração na hora de fechar um bom negócio. Confira na sequência, os erros mais comuns e que podem ser evitados:

Não conhecer a administradora

A atração por propostas tentadoras e aparentemente vantajosas, muitas vezes, pode desencadear riscos para o investimento. Sem pesquisar sobre a idoneidade da empresa antes, a negociação pode se tornar duvidosa, sem qualquer garantia de retorno.

É possível encontrar empresas de confiança e autorizadas a funcionar. Para isso, você pode consultar todas as informações necessárias no site do Banco Central do Brasil ou no próprio site da administradora de consórcio. Depoimentos, prêmio e outros reconhecimentos também podem ser levados em consideração.

Contar com as promessas

Antes de concordar com as cláusulas contratuais, avalie todos os documentos para não cair em cilada ou ainda, confiar em promessas pouco realistas. Tudo o que for prometido precisa constar em contrato, devendo ainda, constar prazos, regras e valores.

Ter pressa para conquistar a carta de crédito

Aquele que contrata um consórcio precisa estar ciente de que o investimento costuma ter prazos e resultados mais longos. Porém, mais acessíveis que outras modalidades de consórcios. Como as contemplações ocorrem somente por sorteio ou lance, não há como prever uma data específica. Para aumentar suas chances e antecipar as etapas, ofertar um lance está entre as maiores vantagens.

Contratar um consórcio sem planejamento

Ao participar de um consórcio, planejamento é essencial. Por se tratar de bens com alto valor agregado, o tempo de pagamento tende a ser maior até que todos os participantes sejam contemplados. Para uma negociação mais segura, simule planos e escolha valores que estejam ao seu alcance, sem sobrecarregar o orçamento.

Faça uma simulação de consórcio e confira todas as vantagens agora mesmo!