Paulista, Paulistinha, Paulistão e a Unifisa

Data da postagem: 08/02/2022


Quando o campeonato paulista completa 120 anos, a Unifisa marca presença como uma das apoiadoras. Independente de como ele é chamado, Paulistão ou Paulistinha, dependendo da alegria do torcedor, a Unifisa chega para divulgar ainda mais o consórcio e seus produtos junto àqueles que curtem de futebol e querem adquirir bens ou contratar serviços, a forma mais simples e econômica de realizar objetivos pessoais, profissionais, familiares ou empresariais.

 

Tudo começou em 1902, representando o legado de Charles Miller, o inglês que trouxe o futebol para o Brasil, sendo disputado entre as equipes de futebol do estado de São Paulo e organizado pela Federação Paulista de Futebol.

 

Depois de começar com apenas dez equipes disputando o título, e todas da capital, vieram outros clubes como Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Americana, Limeira, Santos, Rio Claro, Bauru, AraraquaraSão CarlosSão José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, entre tantas.

Atualmente, o campeonato paulista conta com 16 times na primeira divisão e até 48 na segunda. Dos títulos conquistados, o Corinthians é o maior vencedor com 30 campeonatos. Na sequência estão o Palmeiras, Santos e São Paulo com 22 cada. Houve ainda 3 da Portuguesa de Desportos, 2 do Ituano e 1 de São Caetano, Bragantino e Inter de Limeira, cada. Alguns clubes, que não mais existem ou mudaram de nome, também foram campeões: Fiorentino (atual Juventus), Albion, Paulistano, AA São Bento, Germânia, Americano, Palestra Itália (atual Palmeiras) etc.