Rede Ford Caminhões adota consórcio como ferramenta de venda

Data da postagem: 29/05/2017


A rede de concessionários de caminhões Ford lança seu consórcio próprio em parceria com o Consórcio Nacional Unifisa: a Abrafor, Associação Brasileira dos Distribuidores Ford Caminhões, já está qualificando a rede para a venda do consórcio Redefor: as vendas serão oficializadas a partir de junho, quando serão liberadas as primeiras cotas, disse o presidente Paulo Matias.

Segundo ele com a alta no mercado de consórcio para veículos comerciais, houve a necessidade da Abrafor oferecer também a modalidade a seus clientes: “Entendemos agora é a hora de oferecer um produto diferenciado, capaz de se encaixar no bolso do transportador autônomo e do empresário do setor rodoviário de cargas, com vistas ao planejamento de renovação ou ampliação de frota”.

Segundo dados da ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, no segmento de veículos pesados as adesões, no primeiro trimestre, cresceram 8%, com mais de 9 mil cotas vendidas com relação ao mesmo período do ano passado. No período o aumento dos negócios foi de 5,6%, chegando a R$ 1 bilhão 320 milhões.

Matias contou que este ano a expectativa é a de que sejam comercializadas de oitenta a cem cotas por mês – o que representará negócios da ordem de R$ 12 milhões a R$ 14 milhões/mês: “Estou sendo modesto na projeção. Acredito que essa modalidade tende a crescer mais por dois fatores: a possibilidade de programação da renovação de frota e parcelas mais baratas do que no financiamento”.

O crédito no consórcio Redefor parte de R$ 125 mil 396 para os modelos F 4000 à linha Cargo, em grupos com prazos de até 120 meses e parcelas mensais a partir de R$ 1 mil 66 desde o início do grupo.

Matias afirmou que as parcelas no primeiro ano, menores, são reajustadas ano a ano: “No consórcio não há fundo de reserva e isso deixa a parcela mais barata. Temos um seguro que é cobrado 0,07% do valor de cada parcela”. De acordo com ele os grupos mistos terão trezentos participantes e valores diferenciados, seguindo as normas em vigor do Banco Central. Isso é outro atrativo para os interessados, à medida que as contemplações, por sorteio via loteria federal e por lance, podem chegar à média mensal de quatro unidades.

Matias confirmou que os distribuidores de caminhões Ford já estão recebendo treinamento para a venda do consórcio: “Temos 450 funcionários em 118 concessionárias, e até 22 de junho todos estarão aptos para oferecer essa modalidade de comercialização”.