Guia Prático: entenda como funciona o lance de consórcio

Publicado em 09/03/2020
Compartilhar

Uma opção para quem deseja adquirir um bem ou serviço através de autofinanciamento é o consórcio. Logo após a adesão, e um determinado número de cotas, tem início às assembleias para a contemplação dos consorciados.

Essas assembleias contemplam não só pelo sorteio mas também por lance. O número de ambos é sempre pré determinado pela administradora.

Os contemplados recebem uma carta de crédito que lhes dá o direito de compra do determinado bem ou serviço.

Vale lembrar que o grupo precisa ter saldo suficiente para que as contemplações ocorram, e o número de contemplados depende diretamente da quantia disponível no caixa do grupo nas datas da Assembleia. Por isso, é importante o pagamento sempre em dia das suas parcelas, para que haja mais chances de contemplações.

Os sorteios das assembleias seguem geralmente os números da Loteria Federal. Na sequência seguem as contemplações por lance. Além das contemplações de cotas ativas, há também a contemplação dos consorciados excluídos, apenas por meio de sorteios, desta forma o consorciado poderá receber a devolução dos valores pagos, com os devidos descontos e somas previstos em regulamento.

Quanto maior a urgência do bem ou do serviço, maior é a vontade de antecipar a contemplação, por isso é imprescindível saber como funciona o lance.

O Lance é o adiantamento de valores pelo consorciado, uma vez ofertado, ele pode antecipar a contemplação. Essa é mais uma razão pela qual o consórcio é a melhor opção para comprar um bem ou serviço com um valor mais alto sem pagar juros.

Para que a situação pareça imutável e que só caiba o valor da parcela no orçamento, com um bom planejamento você pode conseguir dar um lance e ser contemplado.

Esse dinheiro para o lance pode vir de vários lugares:

Ferias

13° salário

Restituição do Imposto de Renda

Verbas de rescisão de contrato

Algum trabalho extra

Antes mesmo da assembleia é necessário entrar em contato com a administradora para formalizar seu lance e já especificar o valor.

Se o seu lance for vencedor, parabéns, já pode dar início ao processo de compra do bem. Caso contrário, não há diferença, você segue pagando suas parcelas mensalmente como de costume.

Existem hoje, diversas modalidades de lance como opção para o consorciado.

Saiba mais sobre os diversos tipos de lances

 

Lance Livre

O Lance livre é ofertado pelo CONSORCIADO, calculado sobre o valor do crédito na data da Assembleia Geral.

 

Lance Livre + Lance Embutido

O consorciado pode optar por fazer um lance livre mais um Lance embutido. Nesse é possível utilizar uma parte de seu crédito, podendo variar de grupo para grupo, e o valor será descontado de sua carta de crédito.

 

Lance de Quitação

Para este basta ofertar um lance equivalente ao saldo devedor que possui aberto na sua cota. A cota será quitada, após o pagamento do lance de quitação.

 

FGTS

Em consórcios imobiliários, é possível usar até 100% do saldo do FGTS como parte ou total de um lance embutido. Para isso, o consorciado deve apresentar seu extrato à administradora.

 

É importante ressaltar que o valor mínimo do lance oferecido pelo consorciado varia de acordo com a administradora e com o contrato definido com o participante.

 

Antes de oferecer uma oferta de  lance e adiantar o valor das mensalidades, é importante conhecer bem  as regras da administradora e o contrato formalizado. Para um lance vencedor, é aconselhável estudar o histórico do grupo e determinar um valor viável financeiramente entre a média do grupo e as expectativas do consorciado.

 

Entrar em um consórcio te proporciona a tranquilidade de pagar mínimas parcelas para a realização de um sonho, e a oferta de lance é uma alternativa para antecipar a contemplação.

AE Digital AE DigitalSomos uma agência digital reconhecida por soluções que geram resultados reais, trazendo novas maneiras de entender o Digital na linguagem em que a rede quer receber.

Deixe um comentário

AE Digital | Agência Digital AE Digital: Agência Digital em São Paulo
Aviso (Meu Consórcio)