Consórcio

Consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida pela administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.

Saiba ainda mais sobre consórcio consultando as cartilhas da ABAC.

Faça a sua simulação

Entenda sobre o Consórcio

Meu imóvel já está financiando. Posso fazer um consórcio?
Sim, é possível fazer um consórcio para quitar um financiamento imobiliário. Após a contemplação, a administradora quita a divida junto à financeira. Após esta quitação, o consorciado passa a pagar apenas as parcelas do consórcio, sem a cobrança de juros, somente uma pequena taxa de administração.
Quem fiscaliza o setor de consórcios?
O Banco Central do Brasil é a autoridade competente para assuntos relativos ao Sistema de Consórcios, atuando como orgão normatizador e fiscalizador do exercício da atividade de administração de grupos de consórcios.  
Como será realizado o reajuste das parcelas gerais do consórcio de imóveis?
O reajuste será realizado anualmente com base no Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) do período, tendo como data base de reajuste o mês de aniversário de constituição do grupo.
Posso utilizar o meu FGTS no plano de Consórcio para Imóveis?
Sim. É possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas seguintes condições: a) Como lance; b) Como pagamento da diferença entre a carta de crédito e o imóvel adquirido; c) Como quitação total da dívida do consórcio; d) Como abatimento de até 80% do valor das parcelas mensais. Obs: Deverão ser observadas as regras do Conselho Curador do FGTS.
Como funciona o consórcio de imovéis?
No consórcio de imóveis, diferentemente dos outros bens, o consorciado escolhe um crédito que será atualizado anualmente pelo índice setorial INCC-FGV (Índice Nacional do Custo da Construção). O funcionamento de sorteios e lances obedecem as mesmas regras dos demais seguimentos. Na contemplação, com o crédito, é possível comprar imóvel residencial, comercial, industrial ou rural. Também é possível optar pela aquisição de um terreno para posterior construção.
1
Aviso (Meu Consórcio)