vendas (11) 2450-7090
consorciado (11) 3039-2300
A renovação da frota de caminhões e de máquinas agrícolas tem sido considerada um investimento estratégico para 2025.
Após alguns anos de ligeira estagnação, o mercado de caminhões voltou a ficar aquecido, impulsionado pela safra recorde do ano passado.
Com a possibilidade real de mais números positivos da lavoura neste ano, o consórcio do transporte agrícola está em alta.
Na Semana do Consumidor, a Unifisa promete descontos exclusivos para consórcio de autos (veja mais abaixo).
As projeções da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) estão otimistas.
De acordo com a entidade, o crescimento desta modalidade de aquisição deve girar em torno dos 10%.
“Esse movimento tende a fortalecer a demanda por máquinas e implementos agrícolas, além de contribuir para a manutenção do crescimento da frota de veículos pesados, como caminhões, utilizados no transporte rodoviário e nas operações do agronegócio”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, por meio da assessoria de imprensa da entidade.
Vários fatores conjunturais explicam esta onda em torno dos consórcios de caminhões.
Em primeiro lugar, como já mencionado, os ganhos expressivos obtidos pelo agro ano após ano.
Como o modal rodoviário ainda responde pela maior parte do escoamento da produção, a tendência é a de que transportadores ou fretes independentes adquiram mais caminhões para dar conta de tantas sacas.
A injeção de recursos do próprio governo federal também tende a acentuar a boa produção: o Plano Safra promete injetar em torno de R$ 400 bilhões na agricultura empresarial, elevando os ganhos de um setor que vem sustentando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Por outro lado, os financiamentos convencionais estão em baixa.
Com os sucessivos aumentos da taxa básica de juros (Selic) com o objetivo de conter a inflação, o acesso ao crédito nos bancos e instituições financeiras está pouco convidativo.
Em 2024, o mercado de consórcios de veículos pesados ultrapassou a marca dos R$ 40 bilhões em créditos comercializados.
O número de contemplações cresceu: mais de 90,8 mil pessoas ou empresas acessaram a carta de crédito para comprar caminhões, um aumento de 13,4% no comparativo com 2023.
Os indicadores sinalizam que o consórcio – que já caiu na graça dos brasileiros em busca da casa própria ou de um novo automóvel – entrou de vez no agronegócio e no setor produtivo e logístico.
O consórcio permite um planejamento financeiro mais equilibrado, pois não exige entrada e possibilita a contemplação por sorteio ou lance, o que pode antecipar a aquisição do caminhão sem comprometer o orçamento.
Dessa forma, essa modalidade se torna ideal para transportadores que desejam renovar ou ampliar sua frota com menos custos e maior controle sobre seus investimentos.
Diferentemente dos financiamentos, no consórcio não há cobrança de juros por aqui, o que há são apenas taxas administrativas revistas de acordo com a inflação, sem comprometimento da renda do interessado.
Como estamos falando de um desembolso alto, o acesso à carta de crédito no valor integral acaba oportunizando bons descontosna compra à vista.
Embora a aquisição do bem se dê por sorteios mensais, o interessado pode antecipar a contemplação ofertando lances nas assembleias pré-programadas.
Para quem não tem pressa, esperar pela contemplação pode funcionar como um investimento de longo prazo, uma vez que a renovação da frota ocorre de forma paulatina.
A Unifisa – empresa brasileira de consórcios com 30 anos de mercado – é especializada em consórcios de caminhões, maquinário e insumos agrícolas. Neste período, já contemplou centenas de transportadoras e fretistas interessados em renovar ou expandir a frota sem surpresas.
Entre os dias 10 e 16 de março de 2025 – período em que se comemora a Semana do Consumidor, a Unifisa também promete descontos exclusivos para quem aderir ao consórcio de autos, não apenas de veículos pesados: clientes que fecharem propostas nesta semana terão descontos exclusivos de 30% no valor da parcela, um atrativo a mais para conquistar o veículo novo.
Em um ano que promete ser tão promissor para o agro, nada melhor do que investir no transporte seguro e econômico da produção. Clique aqui e conheça melhor o trabalho da Unifisa.
Deixe um comentário