Consórcio de imóveis: o jeito mais fácil de sair do aluguel

Consórcio de imóveis: o jeito mais fácil de sair do aluguel

Publicado em 12/12/2023
Compartilhar

O consórcio imobiliário é uma modalidade de acesso à casa própria que vem crescendo a cada ano. A dificuldade de obtenção de crédito de outras formas, o alto valor dos aluguéis e a diversidade de possibilidades aberta pelos consórcios justificam a alta procura.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (Abac), as vendas de novas cotas de autos e imóveis cresceram 20,4% no primeiro semestre de 2023, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Mais da metade (52,6%) dos interessados procura por imóveis residenciais urbanos, mas atualmente é possível aderir a planos para aquisição  de terrenos, sítios, chácaras, imóveis comerciais e industriais e até para reformas domiciliares.

Embora os financiamentos convencionais também sejam uma forma segura de obtenção do imóvel próprio, especialistas apontam dois fatores que vêm diminuindo a adesão de novos clientes.

De um lado, a redução muito paulatina das taxas de juros da economia mantém os juros dos financiamentos muito elevados, desestimulando a procura por causa do valor elevado das parcelas.

Vale lembrar que nos consórcios não há cobrança de juros, uma vez que as parcelas são reajustadas apenas pela inflação.

Outro ponto desfavorável para os financiamentos habitacionais é a dificuldade imposta sobre os interessados mais velhos: como o prazo de pagamento é muito longo, os bancos e demais instituições financeiras criam obstáculos para os interessados mais experientes.

Nos consórcios nada disso acontece: a contemplação e o prazo de pagamento são mais rápidos, e em pouco tempo o interessado entra em sua casa própria, independentemente da idade.

Como o consórcio de imóveis funciona?

O consórcio é um sistema de auto investimento coletivo – ou seja, várias pessoas se juntam com o mesmo propósito e aderem ao mesmo tempo a um plano de obtenção de crédito cujo valor final é conhecido.

Na Unifisa – uma das mais tradicionais administradoras de consórcio do país – o interessado já fica sabendo de todas as condições com bastante antecedência, no ato da simulação.

Esse, aliás, é um estágio muito importante: é por meio da simulação que o futuro consorciado fica sabendo qual o valor que ele obterá ao final do processo, bem como o valor das parcelas mensais que serão pagas.

Mensalmente, os membros do consórcio participam de sorteios, que na Unifisa seguem as extrações da Loteria Federal.

São nestes sorteios que ocorrem as contemplações – e o participante pode ter acesso ao seu imóvel logo nos primeiros meses após a adesão ao plano.

Também é possível encurtar caminho a obter a contemplação mais cedo, por meio da oferta de lances no ato das assembleias programadas pela administradora. Como em um leilão, “vence” aqueles que ofertarem os lances maiores.

 Outro termo importante neste processo todo é a “carta de crédito”. O consorciado contemplado, tem em mãos a informação do valor a ser disponibilizado e assim, consegue negociar a melhor propriedade, nos termos, condições e localidades que melhor lhe satisfizer.

Na Unifisa, é possível aderir a consórcios imobiliários a partir de R$ 100 mil para apartamentos, casas e terrenos na cidade, no campo ou na praia.

São até 200 meses para quitação do consórcio, o equivalente a 16 anos, e o interessado pode programar prazos menores ou antecipar parcelas se organizando melhor conforme seu fluxo de caixa.

Nos financiamentos convencionais, esse prazo pode chegar a 35 anos, e os juros acabam gerando parcelas muito maiores para o mesmo valor de crédito, pago em muito menos tempo.

Outra vantagem é a possibilidade de uso do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar as parcelas.

Se o valor do imóvel cobrir o saldo devedor, também é possível usar até 10% da carta de crédito para saldar as despesas com escrituras e outras pendências ligadas ao registro do imóvel.

São tantas facilidades que fica fácil entender por que o consórcio imobiliário é a bola da vez no tão sonhado acesso à casa própria. Conheça aqui outras condições, faça sua simulação e conquiste o maior patrimônio da sua família!

Equipe Unifisa Equipe UnifisaTransformando vidas e impulsionando negócios!

Deixe um comentário

AE Digital | Agência Digital AE Digital: Agência Digital em São Paulo
Aviso (Meu Consórcio)