vendas (11) 2450-7090
consorciado (11) 3039-2300
O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens e serviços que não para de crescer no Brasil. Pesam em favor desta ferramenta as novidades que de uns tempos para cá passaram a chamar ainda mais a atenção dos consumidores de todo o país.
Neste post, listamos algumas inovações e tendências que nem todos conhecem.
É verdade que a maioria das pessoas que buscam consórcio deseja, em um primeiro momento, bens de uso individual ou familiar, como carros ou a casa própria.
No entanto, cresce a busca pelo chamado consórcio de alto valor agregado: bens e serviços de custo mais elevado para uso empresarial ou com a finalidade de investimento.
Aqui temos, por exemplo, consórcios de imóveis rurais – como sítios, chácaras, ranchos e fazendas – galpões, maquinários agrícolas, implementos, veículos náuticos, ampliação de frotas, entre outros.
Como o desembolso para este tipo de bem é sempre alto, o consórcio aparece como uma alternativa para a aquisição mais planejada e sem a cobrança de juros comuns aos financiamentos.
Criado em 1966, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança que protege o trabalhador com carteira assinada.
O fundo pode ser acessado em situações específicas, como após a demissão ou em caso de doença grave. Outra possibilidade de uso do FGTS está na aquisição da casa própria – e isso também vale para os consórcios.
Nos consórcios, os clientes obtêm o bem desejado por meio de sorteios mensais, cujos ‘ganhadores’ recebem uma carta de crédito no valor estipulado.
É possível, contudo, antecipar esta contemplação por meio da oferta de lances, e é aí que o FGTS pode ser utilizado.
O fundo também pode ser sacado para pagar parte das prestações ou honrar prestações em atraso.
Em 2023, o FGTS aplicado ao consórcio de imóveis movimentou R$ 205 milhões, segundo informações da Associação Brasileira de Consórcios (ABAC).
Os consórcios de serviços abriram um novo capítulo na história de sucesso deste método de aquisição de bens no Brasil. Além de bens móveis e imóveis, também é possível consorciar serviços.
Viagens são um bom exemplo: se fazer um passeio dos sonhos parece tão caro no curto prazo, por meio dos consórcios é possível fazer aquela viagem sem sentir tanto no bolso.
Nesse caso, o cliente negocia diretamente com o agente e faz o pagamento por meio da carta de crédito. O mesmo vale para festas de formatura e casamento e até mesmo procedimentos estéticos.
Outra tendência bastante apreciada nos últimos anos é a personalização dos consórcios.
Ao contrário do que ocorria no passado, já não é mais necessário escolher de antemão muitos detalhes dos veículos ou imóveis almejados.
Apenas com o valor pretendido da carta de crédito, é possível aderir a um grupo e começar a fazer planos: as principais decisões só serão tomadas após a contemplação.
A pandemia de coronavírus acabou acelerando um fenômeno que já estava em andamento: a digitalização de praticamente todas as etapas de um consórcio.
Diversas administradoras começaram a disponibilizar a contratação do produto online por meio de aplicativos. Passaram ainda a permitir que os lances fossem realizados, as estatísticas do grupo de consórcio fossem acompanhadas digitalmente e até mesmo a contemplação da carta fosse feita de forma virtual.
Na Unifisa, o cliente consegue aderir a um consórcio em poucos minutos, graças à plataforma intuitiva e responsiva.
A simulação do plano ideal é feita pelo próprio usuário e a análise de renda é descomplicada. Nossos consultores técnicos estão disponíveis durante toda a jornada do consórcio – desde o primeiro contato até a pós-contemplação, o que confere mais segurança ao processo.
Quer saber mais sobre as inovações da Unifisa? Clique aqui e faça já sua simulação.
Deixe um comentário