Quando o consórcio é a melhor opção para comprar um imóvel

Publicado em 05/06/2019
Compartilhar

Você quer investir em um imóvel, mas não tem certeza se o consórcio é a melhor opção? Para ajudá-lo a decidir, destacamos aqui seis situações em que o consórcio é o melhor caminho para a realização dos seus sonhos e projetos de vida. Confira!

1. Quando a parcela do consórcio cabe no seu orçamento

Tenha em mente que não conseguir honrar um compromisso assumido pode acabar transformando o que era investimento em prejuízo. O primeiro passo é entender qual o tamanho do imóvel ideal para você neste momento: precisa de quintal para animais de estimação? Pode ser um apartamento? Quantos dormitórios? Ou o imóvel tem por objetivo gerar uma renda extra, e pode ser algo pequeno – ou até comercial?

Isso definido, vale fazer simulações junto a administradoras de consórcio para entender se será mesmo possível incluir mais esse compromisso na planilha financeira. Se até aqui está tudo ok, siga em frente!

2. Você é capaz de se organizar financeiramente

Comprar de forma planejada é sempre a melhor alternativa. E você, é um investidor consciente e organizado? O planejamento financeiro é fundamental para evitar a necessidade de empréstimos e financiamentos com juros elevados no meio do caminho. Além disso, organização financeira é sinônimo de tranquilidade, parcelas em dia e investimento sem surpresas.

3. Quando você procura flexibilidade para pagar as parcelas

Se você tem receio de passar por situações inesperadas, como o desemprego, o consórcio é uma alternativa que permite flexibilidade para não sair no prejuízo. Ao contrário dos empréstimos bancários e financiamentos, o consórcio oferece flexibilidade ao cliente em caso de necessidade de renegociação. Por exemplo, antes de ser contemplado, é possível negociar o valor da carta de crédito. Reduzindo o valor, o valor da mensalidade diminui e você consegue ajustar o orçamento.

4. Quando o consórcio é a opção mais econômica

Comparar é palavra de ordem. Via de regra, o consórcio é mais vantajoso do que empréstimos e financiamentos. E o motivo é simples: não há taxas de juros!

Assim que souber exatamente o imóvel que deseja adquirir e quanto ele custa, faça simulações junto a operadoras de consórcio e bancos para comparar taxas e custos embutidos; condições, prazos de pagamento e valores das parcelas; o valor total, ao fim do contrato. Assim você poderá ter certeza do custo efetivo de cada modalidade e assim determinar o melhor lugar para investir seu dinheiro.

5. Quando não se dispõe de dinheiro para dar de entrada

Se a ideia é entrar em um financiamento imobiliário, saiba que você precisará dispor de, no mínimo, 20% do valor do imóvel a ser adquirido. Isso porque as operações feitas dentro do SFH (Sistema Financeiro Habitacional) permitem financiar, no máximo, 80% do valor do imóvel. Ou seja, se você quer adquirir um apartamento de R$ 400 mil, terá obrigatoriamente que dispor de, pelo menos, R$ 80 mil.

Você não possui esse dinheiro para dar de entrada? Então aqui temos mais um bom motivo pra investir em um consórcio, já que neste caso nada é pago de início. As administradoras de consórcio trabalham com uma taxa de administração (entenda como ela é calculada), que é diluída nas parcelas. Também é possível dar lances para aumentar as chances de contemplação, mas isso não é obrigação e você só o faz se tiver o dinheiro em mãos.

6. Quando você não pode se descapitalizar

Suponhamos que você dispõe do capital para dar de entrada – ou até comprar o imóvel à vista -, mas isso significa limpar os cofres e ficar sem nenhum saldo para uma eventualidade ou até investimentos rentáveis. Neste caso talvez seja mais prudente investir no consórcio e lucrar com investimentos enquanto amplia o seu patrimônio. Aqui também é possível optar por consórcios em menores espaços de tempo, de maneira que você forma seu patrimônio, não se descapitaliza e mantém investimentos.

As seis situações que listamos acima são apenas alguns cenários nos quais você pode investir em consórcio com segurança e sem sobressaltos. Existem outras tantas circunstâncias que fazem desta a melhor modalidade de investimento.

Fale com os especialistas da Unifisa e entenda por que vale a pena colocar seu dinheiro em um consórcio.

AE Digital AE DigitalSomos uma agência digital reconhecida por soluções que geram resultados reais, trazendo novas maneiras de entender o Digital na linguagem em que a rede quer receber.

Deixe um comentário

AE Digital | Agência Digital AE Digital: Agência Digital em São Paulo
Aviso (Meu Consórcio)