Publicado em 18/09/2019
A gente já comentou aqui que o consórcio não tem juros. O que há são taxas que compõem a prestação, como o fundo comum, a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro. Vamos conhecer cada uma:
- Taxa de administração: é a remuneração da administradora pelo serviço de gestão do grupo de consórcio. É um valor percentual fixo e muito menor do que os juros do financiamento tradicional.
- Fundo Comum (FC) – é o valor pago para formar a poupança para a compra do bem ou serviço pelos contemplados. Geralmente, é formado por um percentual do preço do bem ou serviço dividido pelo número de meses do grupo.
- Fundo de Reserva (FR) – é um fundo usado para garantir o funcionamento do grupo em situações adversas. A administradora só pode cobrar FR se estiver no contrato e, se houver recursos quando o grupo for encerrado, eles serão devolvidos proporcionalmente aos consorciados. O cálculo também divide a taxa total pelo prazo do grupo.
- Seguro – Se previsto no contrato, o consorciado estará sujeito ao pagamento de prêmios de seguro, como seguro de quebra de garantia, seguro de vida e seguro desemprego.
Além de não ter juros, o consórcio é sem entrada, mais um motivo para você escolher essa forma de investimento!